KBEATS Vol​​​.​​​3 - Música Eletrônica Meridional

by VA

/
  • Streaming + Download

    Includes high-quality download in MP3, FLAC and more. Paying supporters also get unlimited streaming via the free Bandcamp app.

      name your price

     

1.
2.
3.
4.
5.
6.
7.
8.
9.
10.
11.
12.

about

Através de 12 músicas a coletânea KBeats vol. 3 - Música Eletrônica Meridional, busca mapear e fomentar parte da nova produção de música feita no Rio Grande do Sul. Com um recorte de trabalhos que se utilizam de recursos digitais e eletrônicos em seus processos de criação, a compilação não se restringe a nenhum gênero musical, estimulando e valorizando a pluralidade local.

A coletânea é um espaço para divulgação de músicas feitas em 2017, de artistas que mesmo com influências do passado, criam sons que só poderiam ter sido criados hoje, com a chancela de micro evoluções tecnológicas que surgem a todo instante. Além da promoção no tempo presente, essa seleção se propõem a ser um arquivo temporal, um registro do espírito criativo de um determinado grupo de pessoas e período.

Mesmo que o foco seja amplo, o recorte curatorial de forma intuitiva favorece em maior parte trabalhos com estruturas rítmicas associadas a música de pista, sejam elas em tempo lento ou acelerado. Mas o flerte com a música experimental e exploratória é mais do que superficial, é uma estratégia pensada de infiltração e visibilidade, em busca de ouvintes menos treinados, que entre um House, Pop ou Techno, vão esbarrar em um Bytebeat nervoso criado em linguagem C.

A maioria dos artistas são debutantes em lançamentos, reforçando o frescor e importância para a posteridade do registro. E os artistas já iniciados também compartilham da mesma vivacidade dos iniciantes. Onde estarão esses artistas e suas músicas em 2027? Assumiremos algum protagonismo e especificidade com a música eletrônica produzida no Rio Grande do Sul? Atualmente não existe uma unidade e muito menos um som que caracterize a geolocalização no paralelo 30 e cercanias, mas quem sabe teremos rastros de uma produção para ser analisado nos próximos anos que nos responda essas perguntas.

A coletânea é uma iniciativa do Festival Kino Beat de arte eletrônica e tem a curadoria de Gabriel Cevallos.

www.kinobeat.com

Arte da capa: Telmo Lanes - O Buraco, Óleo sobre tela, 130x130cm, 2004. Fotografia Fabio Del Re

Direção de arte: Renan Schmidt

credits

released May 20, 2017

tags

license

all rights reserved

about

Kino Beat Porto Alegre, Brazil

Coletâneas que mapeiam a música eletrônica e digital feita no Rio Grande do Sul, organizada pelo Festival Kino Beat.

O Kino Beat é um Festival de música contemporânea e performances audiovisuais multimídia, que acontece anualmente em Porto Alegre.
... more

contact / help

Contact Kino Beat

Streaming and
Download help